A Anemia

2021-02-05

A anemia é uma condição clínica que resulta da diminuição do número de glóbulos vermelhos no sangue ou do seu conteúdo de hemoglobina para valores inferiores aos de referência tendo em conta a idade e o sexo.

Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina que transporta oxigénio a partir dos pulmões para todo o corpo e, inversamente, dióxido de carbono a partir dos tecidos para ser eliminado pelos pulmões.

A anemia manifesta-se por sintomas diversos, nomeadamente cansaço, palidez, perda de apetite, tonturas entre outros, dependendo da instalação súbita ou indolente do quadro.

A ausência de ferro ou de outras vitaminas importantes na constituição dos glóbulos vermelhos, como a vitamina B12 ou o ácido fólico conduzem a quadros de anemia de instalação gradual. Contudo, as causas de anemia são variadas, agrupando-se essencialmente em 3 categorias:

1) hemorragia;
2) diminuição da produção de glóbulos vermelhos pela medula óssea;
3) destruição precoce dos glóbulos vermelhos.

Nesse sentido, o estudo da anemia poderá ser complexo, sendo fundamental uma adequada história clínica, exame objetivo minucioso e estudo complementar devidamente ajustado a cada situação clínica.

Em futuros artigos, voltaremos a abordar esta doença relativamente a fatores como as causas e sintomas.

Dra. Sofia Ramalheira.
Consultas ao Sábado, das 9h às 12h.

A Anemia