A Pregorexia

2021-05-24

A Pregorexia, que deriva da junção dos termos pregnancy (gravidez) + anorexia, representa um distúrbio alimentar que ocorre durante a gestação e que se caracteriza pela obsessão em manter o peso pré-gestacional durante a gravidez. A grávida apresenta uma preocupação excessiva no controlo do peso ao longo da gravidez, recorrendo a comportamentos disfuncionais, como: restrição da ingestão calórica diária; prática de exercício físico intenso; adoção de comportamentos compulsivos compensativos (vómito, uso de laxantes e diuréticos).

A Pregorexia, ainda que rara, pode comprometer a saúde do feto, aumentando: risco de aborto; prematuridade; probabilidade de defeitos no tubo neural; entre outros. A saúde da grávida, também pode ser afetada encontrando-se aumentado o risco de desenvolver anemia, de uma depressão pós-parto, entre outros problemas.

Este distúrbio alimentar acomete com mais frequência mulheres que ao longo da sua vida já apresentaram um transtorno alimentar (anorexia; bulimia...) e grávidas de idade jovem.

Na pregorexia, prevalece na grávida uma dificuldade acrescida de aceitar as mudanças que ocorrem no seu corpo durante a gravidez. Os profissionais de saúde devem manter-se atentos e, se necessário, sinalizar a paciente de forma a que a mesma adquira um tratamento multidisciplinar (psicólogo; nutricionista...), de forma a minimizar as consequências provenientes deste distúrbio alimentar.

Dra. Inês Bastos

A Pregorexia