Artrite Reumatoide

2021-04-05

A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crónica, inflamatória, autoimune que se caracteriza pela inflamação das articulações podendo levar à destruição das mesmas com consequente deformidade articular e incapacidade funcional. Afeta mais frequentemente as pequenas articulações das mãos e dos pés, de forma bilateral e simétrica. Pode atingir também outros órgãos e sistemas, nomeadamente os olhos, coração, pulmões e sistema nervoso.

Em Portugal estima-se que afete 0,8 a 1,5% da população geral. É duas a quatro vezes mais frequente em mulheres do que em homens. O pico de incidência nas mulheres é após a menopausa, mas pessoas de todas as idades podem desenvolver a doença, incluindo adolescentes.

Os doentes com AR frequentemente sentem dor e rigidez articular, que é uma sensação de prisão dos movimentos, especialmente no início da manhã ou depois de períodos de repouso, com dificuldade em mobilizar as articulações. Podem ter ainda outros sintomas como fadiga, anorexia, febre, olho seco, parestesias etc.

É uma doença crónica porque não tem cura, mas se eficaz e precocemente tratada, tem bom prognóstico vital e funcional. Nos últimos anos, houve uma melhoria substancial no tratamento desta doença, com uso mais eficaz dos medicamentos modificadores de doença já existentes e pelo desenvolvimento de novos medicamentos (biológicos).

Artrite Reumatoide