As Transformações por que passam as Recém Mamãs
2021-01-18
Após o nascimento de um bebé, a recém mamã passa por todo um conjunto de transformações com real impacto no seu estado emocional.
Além das mudanças hormonais, a privação do sono, a adaptação a uma rotina que entra casa adentro de forma repentina, a não conciliação com as novas formas do seu corpo e as exigências do seu mais recente papel como mãe são motivos que geram angústias, inquietações, interrogações, choro fácil entre muitos outros sinais e sintomas. Comuns e que tendem a desaparecer ao fim de um mês ou pouco mais.
O apoio é fundamental. O elogio e cuidados do pai. O apoio da avó, da tia ou de uma amiga no que diz respeito às refeições e à casa. O não julgamento de quem está próximo.
E quando não passa? Quando não passa, a mãe sente-se assoberbada, exausta, pressionada, incompreendida. Tende a afastar-se do companheiro desta aventura. A intimidade perde-se algures. Emocional e sexualmente. A família ressente-se. O casal deixa de o ser como o era no início e a necessidade de se reencontrarem nem sempre é entendida e sentida de igual forma.
Em Psicologia, com recurso a técnicas de terapia de casal apoiamos estas famílias para que vinguem nesta nova fase tão comum no ciclo de vida a dois (que, de repente, se tornou a três ou a quatro...).
Dr.ª Ana Menezes