Benefícios de introduzir ómega-3 na sua alimentação

2022-08-12

O ómega-3 é um dos nutrientes mais importantes para o bem-estar da nossa saúde geral. É um ácido gordo e está maioritariamente presente em peixes mais gordos, como o salmão, o atum e a sardinha.
Sabia que o nosso corpo não consegue produzir por si só este nutriente? Desta forma, é crucial consumirmos alimentos ricos em ómega-3.

1. Saúde Cardiovascular: o consumo de ómega-3 pode estar conectado a uma diminuição do risco de doenças cardiovasculares, através do auxílio na diminuição dos lípidos sanguíneos, da pressão arterial e da coagulação sanguínea.
2. Efeito anti-inflamatório: são vários os estudos que têm demonstrado o potencial efeito anti-inflamatório, bem como a sua capacidade de ajudar a regular o funcionamento do sistema imunitário.
3. Controlo de peso: a ingestão de quantidades elevadas de peixe e ómega-3 tem efeito na gestão do peso em indivíduos com características genéticas associadas à obesidade.
4. Diabetes: Um aumento do consumo de gordura ómega-3 pode ter benefícios ao nível da evolução da diabetes, e, consequentemente, ajudar a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue.
5. Saúde cerebral e cognitiva: Os ácidos-gordos ómega-3 têm um importante papel na manutenção da saúde do nosso cérebro, visto que auxiliam a prevenir o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson; ajudam na melhoria do raciocínio e memória, da diminuição do stress, da ansiedade e do combate a estados depressivos.
6. Desempenho desportivo: Os ácidos gordos ómega-3 podem melhorar o desempenho físico, nomeadamente por facilitarem a síntese de proteína ao nível muscular. Além disso, devido à sua capacidade antioxidante e anti-inflamatória, a recuperação física do treino poderá ser mais eficaz e rápida.

Benefícios de introduzir ómega-3 na sua alimentação