Cancro do Ovário

2021-05-08

O cancro do ovário é conhecido como "silent killer" (assassino silencioso). Um tumor que cresce de forma silenciosa, sem sintomas.

Com o estatuto de 8.º tumor mais frequente na mulher em todo o mundo, foi responsável por 314.000 novos casos e 207.000 mortes em 2020, estimando-se que, segundo a Globocan, até 2040 o número de mulheres diagnosticadas aumente mais de 36% para 429.000, com o número de mortes a chegar 305.000.

Por ser um "silent killer", o cancro do ovário é diagnosticado, "na grande maioria das vezes, em fases avançadas da doença", isto porque é nesta fase que começam os sintomas, muitas vezes inespecíficos, o que pode levar a confusão com outras doenças.

"São estes: perda de peso, falta de força, aumento do volume abdominal, dores generalizadas, náuseas, sensação de enfartamento, etc. O diagnóstico precoce desta doença é a maioria das vezes fortuito, numa consulta de rotina de ginecologia ou associado a algum evento agudo, como na torção do ovário afetado, que leva a doente à urgência."

Uma vez que não existe "um rastreio organizado, por não haver ainda nenhum método diagnóstico eficaz validado para o efeito, que possa ser reproduzido em massa na população e com comprovada deteção precoce do cancro, a melhor forma de detetar atempadamente este tipo de tumor é a realização periódica de exame ginecológico com ecografia ginecológica". O que significa que são essenciais as consultas de rotina.

Dra. Cláudia Andrade

Cancro do Ovário