Causas e Riscos da Obesidade

2023-04-26

A obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde como uma epidemia, afeta a longevidade e a qualidade de vida.
Esta é uma doença crónica caracterizada pelo excesso de gordura acumulada no organismo. A mesma resulta de um desequilíbrio entre as calorias ingeridas, através dos alimentos, e a quantidade de calorias gastas com exercício físico ou atividades quotidianas.

Quais são as causas da obesidade?

A obesidade é uma doença complexa que pode ter várias causas, incluindo fatores genéticos, comportamentais e ambientais. No entanto, há três fatores principais que estão associados ao desenvolvimento da obesidade: alimentação inadequada, sedentarismo e falta de sono de qualidade.
A alimentação inadequada pode incluir o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, e pobres em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e fibras. Além disso, o sedentarismo e a falta de atividade física regular podem desequilibrar a balança energética do corpo, contribuindo para a acumulação de gordura corporal. Por fim, a falta de sono ou sono de má qualidade pode afetar as hormonas que regulam a fome e a saciedade, levando a um aumento na ingestão de alimentos.

Quais os riscos associados?

A obesidade em adultos pode estar associada ao desenvolvimento de diversas doenças, tais como:
• Doenças respiratórias, como a apneia obstrutiva do sono e aumento das complicações associadas às infeções virais, como a gripe e a COVID-19;
• Diabetes tipo 2;
• Doenças cardiovasculares, incluindo o acidente vascular cerebral (AVC), insuficiência cardíaca, dislipidemia, hipertensão arterial, fibrilação auricular e trombose venosa;
• Esteatose hepática (fígado gordo);
• Doenças renais, como a doença renal crónica, litíase renal (pedra nos rins) e incontinência urinária;
• Doenças gastrointestinais, incluindo refluxo e esofagite;
• Infertilidade;
• Doenças musculoesqueléticas, como a osteoartrite e a gota;
• Doenças oncológicas, incluindo o desenvolvimento de cancro, como o da mama, colorretal ou do pâncreas, entre outros;
• Alterações psicológicas e neurodegenerativas, como ansiedade, depressão, baixa autoestima e demência.

É importante ressaltar que a obesidade pode aumentar a probabilidade de desenvolvimento dessas doenças e que a prevenção e o tratamento da obesidade podem reduzir esses mesmos riscos.
O acompanhamento médico regular e a adoção de hábitos alimentares saudáveis, atividade física regular e qualidade de sono adequada são fundamentais para prevenir e tratar a obesidade e suas possíveis complicações.

Fonte: SNS

Causas e Riscos da Obesidade