Como prevenir o burnout? Cuide da sua saúde.

2023-03-27

Burnout ou síndrome de esgotamento profissional é um tipo específico de stresse ocupacional, ou seja, de stresse provocado pelo trabalho (Ordem dos Psicólogos, 2020). Caracteriza-se, sobretudo, pela exaustão emocional e pela diminuição do envolvimento pessoal no trabalho.
Em 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a incluir na lista de doenças o burnout, definindo como estado de esgotamento físico e mental causado pelo exercício de uma atividade profissional (SNS,2019).
Segundo o estudo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, do Instituto de Saúde Ambiental da Universidade de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, em 2020, 25% da população portuguesa apresentava sintomas de burnout.

Quais são os sinais de alerta?

A fadiga constante, as dores de cabeça e os distúrbios do sono, assim como problemas respiratórios, cardiovasculares, gástricos ou dermatológicos, oscilações de peso, tensão ou dores musculares, disfunções sexuais (diminuição do desejo, por exemplo) e enfraquecimento do sistema imunitário, são sinais de alarme (Deco, 2021).
Em termos psicológicos, manifestam-se como dificuldades de atenção, concentração e memória, bem como lentidão do pensamento, baixa autoestima, distanciamento, desânimo e tristeza.
Além disso, o trabalhador em burnout sente-se irritado, tenso com a sua situação laboral e pode desenvolver sentimentos de culpa ou zanga, direcionados para as pessoas mais próximas.

O que fazer?

Quando surgem os sinais de alerta de burnout, é necessário procurar ajuda de um profissional da saúde mental, como um psicólogo ou psiquiatra, pois o tratamento pode ser mais demorado e difícil de reverter quando se inicia tarde.
Muitas vezes, as pessoas com burnout tentam suportar a situação por conta própria e demoram anos para pedir ajuda, chegando à consulta exaustas física e emocionalmente, com dificuldade em enfrentar o dia a dia e grande sofrimento por sentir que falharam.
O tratamento costuma começar com a suspensão do trabalho laboral, mesmo que se recuse a fazê-lo. Primeiramente, é necessário que este compreenda a importância de parar e de estabelecer limites. Se necessário, deve-se recorrer à medicação para melhorar os problemas de sono e ansiedade, e é necessário que seja o médico a indicar os medicamentos adequados.
Por fim, é importante que a terapia seja realizada para ajudar a desenvolver estratégias para lidar com o stresse, como ser mais assertivo/a, estabelecer limites e prioridades e diminuir o nível de exigência com que se dedica à profissão.

Como prevenir o burnout?

Prevenir o stresse é uma prioridade para garantir a saúde física e mental.
Para isso, é fundamental criar hábitos que permitam estabelecer uma fronteira clara entre a vida profissional e pessoal, mesmo quando se trabalha a partir de casa.
É importante também planear as tarefas e estabelecer prioridades, delegar tarefas quando possível, além de fazer pausas regulares.
Nas fases de maior tensão, recomenda-se a prática de meditação, relaxamento ou respiração diafragmática, que vão contribuir para aliviar sintomas de ansiedade, depressão e insónia.
Por último, é importante cuidar de si: alimentação equilibrada, contacto com amigos e familiares, e tempo para as atividades físicas, passatempos e experiências novas.

Na Clivida temos à sua disposição consultas de Psicologia e Psiquiatria com profissionais especializados.
Fale connosco, cuide da sua saúde!

Como prevenir o burnout? Cuide da sua saúde.