Conhece os seus Ciclos de Sono?

2022-10-24

Quando vai dormir, é normal que um dos pensamentos que tem é perceber o número de horas que vai passar a descansar. Mas será que sabe o que é que acontece realmente durante essas horas?

Durante todo o tempo em que está a dormir, o sono pode passar entre quatro a cinco ciclos, sendo que o primeiro, normalmente, dura entre 70 a 100 minutos, e os seguintes podem ir dos 90 aos 120 minutos. Em cada um destes ciclos, o seu sono passa por várias fases. Bom, são apenas quatro, mas cada uma delas tem as suas especificidades e são muito importantes para garantir que o seu corpo tem o descanso que necessita para ser capaz de enfrentar o dia seguinte.

Estas fases, bem como a duração de cada uma delas, podem ir variando de dia para dia, consoante vários fatores. É que tanto a sua idade, como o stresse, assim como o consumo de álcool, por exemplo, podem ter influência nos seus ciclos de sono, tal como explica a Sleep Foundation.

Mas afinal, quais são as fases do ciclo de sono? Vamos explicar-lhe tudo.

Fase 1:
Este é aquele primeiro momento em que nem está bem a dormir, nem está acordado. Num momento que pode durar entre um a cinco minutos, o seu corpo ainda está a começar a relaxar e a atividade cerebral começa a desacelerar, embora ainda esteja desperto.
Nesta fase, é normal que reaja a certos estímulos, como a luz, o toque ou o som. No entanto, se não for exposto a nenhum deles, vai rapidamente entrar na segunda fase do sono.

Fase 2
A segunda fase do sono é a que antecede ao sono profundo. Já está a dormir, o seu corpo ainda não está totalmente relaxado, mas vai começar a ficar. A temperatura corporal começa a baixar, os músculos relaxam, o seu batimento cardíaco desacelera e a sua respiração torna-se mais lenta.
É também neste momento que a sua atividade cerebral começa a diminuir, mas tem alguns momentos súbitos de atividade, que explicam que seja acordado subitamente por estímulos externos. A segunda fase do sono pode durar entre 10 a 25 minutos, sendo que, com o avançar dos ciclos de sono, esta fase pode tornar-se mais longa. No geral, mais de metade do tempo que está a dormir é passado nesta fase.

Fase 3
Entrou, finalmente, em sono profundo. A sua pulsação e batimento cardíaco baixaram ainda mais e todos os músculos do seu corpo estão totalmente relaxados. Neste momento, se alguém o quiser acordar, não será fácil.
Este é um dos momentos mais importantes do sono, porque, de acordo com a Sleep Foundation, é nele que o corpo se regenera, recupera e cresce. Além disso, os especialistas garantem também que é nesta fase que há um reforço do sistema imunitário, que é essencial para prevenir doenças.
Em cada ciclo de sono, passamos cerca de 20 a 40 minutos nesta terceira fase sendo que, à medida que vamos passando de ciclo em ciclo, ela vai-se tornando mais curta, dando espaço à última fase, a REM.

Fase REM
É um nome que parece estranho, mas a sigla significa Rapid Eye Movement, isto é, movimentos rápidos dos olhos, já que é isso que acontece nesta última fase de cada ciclo de sono. Aqui, a nossa atividade cerebral torna-se mais acelerada, quase ao nível de quando estamos acordados. No entanto, os nossos músculos estão completamente paralisados, com exceção dos que controlam a respiração e os olhos, que se vão movimentando rapidamente. Daí o nome desta fase.
Esta é também a fase em que, por ter o cérebro mais ativo, os sonhos começam a surgir e, muitos deles, parecem bastante reais, sendo que nem sempre consegue recordar-se deles quando acorda. No entanto, por mais que pareça que passou horas a sonhar, a realidade é que esta fase dura cerca de 90 minutos, sendo que à medida que o seu sono vai avançando ela vai tornando-se mais longa. Ao final da noite, mais de 25% do tempo que passou a dormir foi nesta fase.

Fonte:
https://www.sleepfoundation.org/how-sleep-works/


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