Curiosidades sobre as Grávidas

2019-07-24

Sabia que...?

A gravidez é um estado de graça muito desejado por todas as mulheres que planeiam na sua vida ter filhos. No entanto, esta é também associada a muitos sintomas e mudanças físicas na mulher que por vezes se confundem com doenças e que não são mais do que adaptações fisiológicas do corpo à geração de uma nova vida.

Sabia que a sensação de falta de ar, mesmo sem estar associada a esforço físico, é um dos sintomas associados à gravidez em 70% das mulheres e é provocado por uma hormona que aumenta, a progesterona? Por outro lado, o cansaço fácil, mesmo com pouco esforço físico é também um sintoma característico dado ao aumento de volume no sangue e à sobrecarga maior para o coração que a gravidez traz, para gerar um novo ser.

Outros sintomas de gravidez são o aumento de produção de saliva ou o sangramento fácil quer das gengivas quer do nariz. A azia, o refluxo e o enfartamento após as refeições, assim como a obstipação, são também sintomas comuns, provocados pelo “relaxamento” muscular fisiológico.

Outra alteração comum é o aumento da pigmentação da pele, mais evidente na face (o cloasma gravídico), na pele à volta dos mamilos, na linha branca (linha vertical da barriga) e da vulva. Estas alterações de cor da pele vão desaparecer alguns meses depois do parto.

Outras das alterações mais sentidas pelas grávidas é o cabelo. Este melhora o seu estado durante a gravidez devido às alterações hormonais e sofre uma queda abrupta após o parto que não pode ser evitada com nenhum tipo de tratamento. A maior queda ocorre até aos 6 meses após o parto e começa a recuperar depois, espontaneamente.

São muitas as alterações provocadas por uma gravidez normal. Por esse motivo, é importante o esclarecimento dos seus sintomas com o seu médico, para descartar alguma doença associada ou tranquilizar quando se trata de sintomas fisiológicos da gravidez.


Por Dr.ª Cláudia Andrade (ginecologista/obstetra)

Curiosidades sobre as Grávidas