Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade

2021-03-04

O Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade assinala-se a 4 de Março.

A obesidade é definida como uma acumulação anormal ou excessiva de gordura corporal que pode atingir graus capazes de prejudicar a saúde do indivíduo. Além de ser considerada uma doença crónica é também fator de risco para outras doenças crónicas que constituem causas de mortalidade e morbilidade. Tem origem multifatorial, sendo influenciada por estilos de vida menos saudáveis como uma alimentação desequilibrada e inatividade física.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 800 milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela obesidade, o que faz desta um dos principais problemas de saúde pública à escala mundial. Em Portugal, afeta cerca de 20% da população adulta, sendo que o excesso de peso atinge mais de metade da nossa população.

A obesidade e o excesso de peso têm implicações sérias no aparecimento e desenvolvimento de diferentes patologias como a diabetes mellitus, doença cardiovascular e cerebrovascular, patologia osteoarticular e a maioria dos cancros.

Obesidade e COVID-19: segundo a OMS, pessoas com obesidade e infeção por COVID-19 têm duas vezes mais probabilidade de serem hospitalizadas.

Para o/a ajudar a obter os melhores resultados, na Clivida, o Dr. Enrique Galvez e a Dra. Andreia Oliveira são os responsáveis pela Consulta de Emagrecimento.

Dra. Andreia Oliveira

Dia Mundial da Luta Contra a Obesidade