Frequência cardíaca: como medir os batimentos cardíacos e qual a sua importância?

2022-06-13

Existe uma frequência cardíaca ideal? A resposta é sim, dependendo de diversos fatores, tal como a idade, o género, a prática de exercício físico, entre outros.
Geralmente, uma condição ideal para um adulto encontra-se entre os 60 e 100 batimentos por minuto (bpm). Porém, quais são os valores limite aceitáveis para cada faixa etária?

Frequência cardíaca ideal
Tendo em conta a faixa etária e a prática ou não de exercício físico, a frequência cardíaca ideal será entre:
120 e 140 bpm – dos 0 aos 2 anos de idade;
80 e 100 bpm – dos 8 aos 17 anos de idade;
70 e 80 bpm – adulto sedentário;
50 e 60 bpm – adulto praticante de atividade física e idoso
Variações na frequência cardíaca
Quando a frequência cardíaca está acima dos 100 bpm, significa que o coração está a bater de forma acelerada. Porém, não é preocupante na medida em que pode ser resultado de reações naturais como emoções fortes, ansiedade ou mesmo na realização de exercícios ou atividade sexual. Este aumento dos batimentos do coração por minuto designa-se taquicardia e indica que, se a pressão continuar a subir, pode causar um enfarte. Nestes casos, é importante a procura de ajuda médica imediatamente.

Como medir a frequência cardíaca?
Hoje em dia, medir a frequência cardíaca é um método muito mais simples, devido ao avanço da tecnologia, que permitiu a criação de aparelhos destinados a este propósito. Contudo, na ausência de um equipamento, para medir a frequência cardíaca é necessário colocar os dedos, indicador e médio, na parte lateral do pescoço, onde sentirá a pulsação, e durante um minuto irá contar quantas pulsações ocorrem. Outra opção poderá ser contar os batimentos cardíacos durante 15 segundos e multiplicar o resultado por 4.

Apesar de ser possível medir a frequência cardíaca em casa, por exemplo, é importante referir que esse método não substitui, de forma alguma, os exames médicos mais precisos.
Assim sendo, é recomendável a visita regular com o seu cardiologista para assegurar o seu bem-estar. Na Clivida temos os melhores profissionais a olhar por si, não hesite em falar connosco! 👨🏻‍⚕️📞



Frequência cardíaca: como medir os batimentos cardíacos e qual a sua importância?