Importância das Análises Clínicas

2023-02-22

As análises clínicas são, muitas vezes, desconsideradas por serem tão simples de se realizarem, mas são um dos meios complementares de diagnóstico mais eficientes na deteção de anomalias, patologias ou doenças de menor ou maior gravidade. Podem ser realizadas através da recolha de materiais biológicos como a urina, sangues, fezes, saliva ou de outras possíveis vias. Estas análises são consideradas de “rotina”.

É através destas análises que a equipa médica toma decisões importantes para o processo de tratamento do paciente, ajudando, inicialmente, na sua prevenção e/ou deteção precoce.

A periodicidade de realizar análises clínicas varia com a necessidade de cada indivíduo, sendo recomendado e ideal fazer “análises de rotina” pelo menos uma vez por ano, ou de acordo com as recomendações do médico, dependendo do historial clínico e familiar do paciente.
Antes de realizar cada análise clínica, é necessário informar-se sobre a preparação de cada procedimento. Pode haver necessidade de fazer jejum 8 ou 12 horas antes da análise. Ou então não ser possível a ingestão de medicação que possa interferir com a análise em questão.
O melhor é, mesmo, informar-se antes da realização da análise clínica.

Dispomos de equipas multidisciplinares e especializadas, constituídas por médicos, enfermeiros e técnicos, assegurando um diagnóstico correto e exato, de modo a trabalharmos em conjunto no estado da sua saúde.

Informe-se junto do nosso balcão ou entre em contacto connosco através dos nossos meios de atendimento: https://clivida.pt/contactos

Importância das Análises Clínicas