Mitos da Nutrição

2021-08-05

Hoje em dia somos expostos a muitos mitos sobre a alimentação que nos induzem em comportamentos alimentares que nem sempre são os mais corretos. Desta forma, vamos desmistificar alguns destes mitos:

O PÃO ENGORDA?

O pão é um alimento fornecedor de energia de elevada qualidade. É uma fonte de hidratos de carbono complexos, de vitaminas do complexo B, minerais e fibra alimentar. É um alimento saciante e que nos ajuda a controlar o apetite ao longo do nosso dia! Devemos optar pelas variantes integrais, não por serem menos calóricas, mas por serem provenientes de farinhas menos refinadas e muito mais ricas nutricionalmente! Devemos igualmente ter atenção à lista de ingredientes que compõem o pão!
Podemos e devemos consumir pão, tendo atenção à sua qualidade e à porção diária que consumimos!~

O OVO FAZ MAL À SAÚDE?

O ovo é um alimento muito rico do ponto de vista nutricional. É fornecedor de proteina de elevada qualidade, de vitaminas e minerais e várias substâncias que lhe conferem propriedades anti-oxidantes e imunomoduladoras. Ao contrário do que é disseminado, o colesterol do ovo tem pouco impacto no colesterol sanguíneo.
O ovo é muito versátil e podemos incluí-lo em diversas receitas. No entanto devemos optar por métodos de confeção saudáveis para o consumirmos!
O ovo é um alimento que deve ser incorporado na nossa alimentação, tanto nas refeições principais como nos snacks!!!

BEBER ÁGUA ÀS REFEIÇÕES ENGORDA?

A água não possui valor calórico, portanto a água não engorda!
Devemos ter um bom aporte de água ao longo do nosso dia, sendo que, maioritariamente, deve ser consumida entre as refeições, de forma a não interferir com a digestão!
A água deve ser a sua bebida de eleição!

AS FRUTAS OLEOGINOSAS SÃO PROIBIDAS NA DIETA?

As frutas oleoginosas são versáteis, saborosas, práticas e muito ricas do ponto de vista nutricional. Devem fazer parte da nossa alimentação regularmente, devido ao seu valor calórico. O seu consumo deve ser moderado e em pequenas porções.

Mitos da Nutrição