Os 5 Benefícios do Chocolate na Saúde

2022-07-07

Desde a América Latina até todos os pontos do mundo, o chocolate percorreu um grande e longo caminho. Apesar de doce, irresistível e, por vezes, viciante, sabia que está comprovado cientificamente que o chocolate pode ser benéfico para a sua saúde? Vamos contar-lhe!

A história do chocolate leva-nos para o ano 1500 a.C., na Mesoamérica antiga, o atual México. Foi aí que os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América Latina, encontraram as plantas de cacau e utilizaram-nas para criar o chocolate, com o intuito de o beber durante rituais e também aproveitar como remédio.
Hoje em dia, o chocolate é um alimento extremamente comum no mundo, empregue em variadíssimas receitas, aromatizantes, cosméticos, entre outros. Por mais que seja relacionado com o aparecimento de borbulhas, aumento de peso e a doenças como a diabetes, este apresenta, realmente, benefícios para a saúde, quando comido em quantidades aceitáveis.
Em verdade, o cacau, o fruto-base do chocolate, é o alimento que apresenta diversas vantagens para nós. Uma vez que possui um sabor amargo, é-lhe adicionado açúcar e outros ingredientes, muitos deles ricos em gordura, até chegar ao produto final, o chocolate.
Sendo que o chocolate está disponível no mercado em diversas opções, branco, de leite, preto, com frutos, entre outros, segundo os especialistas, o mais saudável é o preto, na medida em que a sua constituição apresenta uma baixa percentagem de hidratos de carbono e gordura. Contudo, também este deverá ser consumido em quantidades moderadas.

Benefícios do chocolate
1. Ajuda a reduzir os níveis do “mau” colesterol
De acordo com um estudo realizado por investigadores da University of Illinois, o consumo diário de chocolate preto pode ajudar a baixar os níveis de LDL, conhecido por low density lipoprotein, isto é, o “mau” colesterol. Consequentemente, este consumo permite uma diminuição dos níveis de LDL no sangue.
2. Protege do risco de doenças cardiovasculares
Os componentes do chocolate preto ajudam a reduzir o LDL, o que ajuda, a longo prazo, a redução do colesterol nas artérias e, por isso, um menor risco de doença cardíaca.
3. Protege a pele dos raios solares
Um estudo da Universität Witten-Herdecke, na Alemanha, mostrou que os flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes, antivirais, antibacterianas e anti-inflamatórias, presentes no cacau, podem melhorar o fluxo sanguíneo para a pele, dado que aumentam a sua densidade e hidratação, protegendo-a contra os raios solares.
4. Mantém o cérebro saudável
Uma equipa de cientistas da Harvard Medical School concluiu que o chocolate quente, sem açúcares adicionados, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo para as partes do cérebro, reduzindo o declínio da memória em pessoas idosas.
5. Reduz a sensação de stress
Segundo a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), o chocolate é constituído por substâncias químicas, que induzem a libertação de neurotransmissores, como as endorfinas e as hormonas. A sua função caracteriza-se pela redução do stress e da dor, e, ainda, induzem a satisfação. Além disso, o chocolate também contém serotonina, outro neurotransmissor que tem um efeito antidepressivo.

Depois de ler estes benefícios que o chocolate (preto) pode proporcionar à sua vida, vai começar a consumi-lo com menos culpa? 🍫😋
Não se esqueça de comê-lo com moderação!
A Clivida está a olhar por si!

Os 5 Benefícios do Chocolate na Saúde